O acidente nuclear ocorrido neste sábado na central de Fukushima, no nordeste do Japão, foi avaliado no nível 4, numa escala que vai até 7, anunciou a Agência Japonesa de Segurança Nuclear e Industrial. Para se ter uma ideia, em 1979, o acidente em Three Mile Island, nos Estados Unidos, ficou no nível 5 e o de Chernobyl, em 1986, no grau 7.
Confira a galeria de fotos do dia após o terremoto
Leia Mais
Acidente nuclear pode virar um dos piores da história, diz especialistaJapão teme tragédia nuclear depois de terremotoTrês pessoas foram irradiadas após explosão em usina no JapãoOndas de tsunami chegam fracas ao ChileGoverno retira 200 mil moradores de regiões próximas a usinas nuclearesExplosão levanta dúvidas sobre segurança de usinas nucleares Japão registra problema em novo reator nuclearGoverno japonês afirma que nível de radioatividade começa a cairO termo anomalia é utilizado para o nível 1 e, incidente, para os níveis 2 e 3. O nível 4 é o pior até o momento no Japão, precisou um dirigente da agência.
Veja o infográfico da tragédia
O reator número 1 da central de Fukushima, situado a 250 km ao norte de Tóquio, teve uma série de problemas (falha no sistema de resfriamento, aumento de pressão), forçando as autoridades a abrir suas válvulas para liberar o excesso de vapor.
Veja o infográfico sobre os perigos das usinas no Japão