Leia Mais
Cruz Vermelha disponibiliza versão em português de site criado para ajudar brasileiros no JapãoEspecialistas da ONU e de mais sete países vão reforçar equipes de resgate no JapãoAcidente nuclear de Fukushima está no nível 4 em escala até 7, diz JapãoJapão teme tragédia nuclear depois de terremotoMedo de ameaça nuclear no Japão faz lembrar acidentes graves em usinas Itamaraty continua sem notícia de vítimas brasileiras no JapãoOuça depoimentos de brasileiros no JapãoJapão tem pelo menos 574 mortos em terremotoConfira o infográfico sobre o terremoto no Japão
Autoridades de saúde pública do país informaram que preparam uma operação de distribuição de iodo a moradores da região próxima a usinas afetadas pelo terremoto. A substância pode ser usada na proteção contra o câncer de tireóide, um dos possíveis efeitos colaterais de uma exposição a altas doses de radioatividade.
O vazamento ocorreu depois de uma réplica do forte terremoto de magnitude 8,9, que atingiu seriamente a costa nordeste do Japão. A agência de segurança nuclear do Japão deu ao acidente ocorrido na usina de Fukushima, provocado pelo terremoto que atingiu nessa sexta-feira o país, uma nota 4, numa escala de zero a 7, disse um representante do órgão. De acordo com a escala, o nível 4 indica um acidente "com consequências locais". O desastre ocorrido em 1986 em Chernobyl recebeu a nota máxima. (com agências)