Representantes de cinco comunidades japonesas no Brasil ofereceram ajuda ao Japão nesta segunda-feira. A disposição para o auxílio ao país atingido por um dos maiores terremotos da história foi oficializada em reunião com o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Kazuaki Obe.
Na reunião, os representantes das comunidades nipo-brasileiras entregaram a Obe uma carta em que expressam sua comoção com a situação que vive o Japão. Afirmaram também que os japoneses que vivem no Brasil e seus descendentes estão dispostos a ajudar o país no for necessário.
A carta foi assinada pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, a Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, a Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, a Aliança Cultural Brasil-Japão e a Câmara de Comércio de Indústria Brasil-Japão.
“O Japão precisa de muita coisa: alimentos, água, roupas. Mas, devido à distância, a entrega fica muito difícil”, disse o presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, Aeko Uehara Yogui. “Então, estamos disponibilizando as contas e todos vão poder colaborar”.
Obe agradeceu o apoio dos brasileiros. Ele afirmou que tem recebido várias mensagens de solidariedade. Aos representantes das comunidades nipo-brasileiras, o cônsul disse também que, com a ajuda deles, o Japão poderá superar seus atuais problemas. “Temos certeza que poderemos superar esse desafio”.
Dados das contas-correntes:
1. Associação Miyagui Kenjinkai do Brasil
Banco Bradesco
Agência: 0131-7
Conta corrente: 120459-9
2. Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo
Banco Bradesco
Agência: 0131-7
Conta corrente: 131000-3
3. Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil
Banco do Brasil
Agência: 1196-7
Conta corrente: 29921-9
4. Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social
Banco Bradesco
Agência: 0131-7
Conta corrente: 112959-7