A fumaça teve início poucas horas após a ocorrência de um novo incêndio no reator 4 da instalação, que ainda estava sendo combatido. Segundo a Tokyo Electric Power Co (Tepco), que opera a usina, a fumaça poderia ser um vapor, produzido pelo superaquecimento de um tanque de combustível.
A usina sofreu quatro explosões nos últimos dias, que provocaram o vazamento de elementos radioativos. Os técnicos trabalham em Fukushima, jogando água do mar nos reatores para tentar estabilizá-los e evitar um superaquecimento.
O sistema de resfriamento de Fukushima foi danificado durante o terremoto de 9 graus de magnitude na escala Richter, registrado na última sexta-feira (11), e o tsunami que devastaram a costa leste do país. Funcionários do governo aconselharam moradores, em um raio de 20 a 30 quilômetros da usina, a deixar a área ou permanecer abrigados.
Leia Mais
Estudante japonesa nos EUA descobre pelo YouTube que família sobreviveu ao tsunami Forte tremor de 6 graus balança edifícios em TóquioFukushima tenta religar energia para ativar bombas dáguaUE diz que usina nuclear no Japão está fora de controleAmericanos chegam ao Japão para ajudar a conter criseMinistros das Finanças do G7 farão teleconferência sobre o JapãoVenezuela susta programa nuclear após crise no JapãoTsunami igual ao de sexta-feira atinge Japão a cada mil anos, diz geólogoO governo confirmou a morte de mais de 3 mil pessoas, mas teme que o número seja superior a 10 mil. Cerca de 500 mil pessoas estão em abrigos temporários, que sofrem com a falta de comida, água, eletricidade e combustível. Também há escassez de cobertores em alguns lugares, enquanto a meteorologia prevê temperaturas abaixo de zero e nevascas.