Do total de 254 mil brasileiros que vivem no Japão, 777 estão em áreas consideradas de risco em decorrência dos tremores de terra, tsunamis e acidentes nucleares. As regiões avaliadas pelas autoridades como em situação mais delicada são Fukushima – por causa das explosões e vazamentos nucleares – e Miyagi, Iwate e Aomori – áreas ameaçadas por causa dos acidentes naturais.
O Ministério de Relações Exteriores informou que os
Leia Mais
UE diz que usina nuclear no Japão está fora de controleAmericanos chegam ao Japão para ajudar a conter criseMinistros das Finanças do G7 farão teleconferência sobre o JapãoVenezuela susta programa nuclear após crise no JapãoItamaraty enviará mais 2 ônibus para resgatar brasileiros no JapãoGovernador diz que 'falta tudo' em centros para desabrigados no JapãoDe acordo com o Itamaraty, há um esquema de plantão tanto na Embaixada do Brasil no Japão, quanto nos três consulados em funcionamento no país. Paralelamente, há funcionários da representação brasileira que percorrem as áreas mais atingidas para levantar as necessidades dos brasileiros e entregar mantimentos.
No site do consulado do Brasil em Tóquio há uma relação dos locais que funcionam como abrigos em várias cidades japonesas. A maioria dos locais transformados em abrigos é de escolas primária e secundária. Para mais informações, o endereço eletrônico do Setor de Assistência a Brasileiros é assistencia@consbrasil.org.