O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, confirmou nesta terça que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a primeira-dama, Michelle, e as filhas, Malia, de 10 anos, e Sasha, de 7, visitarão o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. O passeio ao principal cartão-postal do Rio vai ocorrer no domingo pela manhã. No entanto, ele não mencionou a visita à Cidade de Deus, na zona oeste do Rio.
%u201CNo domingo, no Rio, o presidente começa o dia visitando o Cristo Redentor, que eu acho que é a imagem familiar que muitos de nós temos quando pensamos nesta cidade%u201D, afirmou o porta-voz. Segundo ele, o Brasil e os Estados Unidos têm vários aspectos comuns, como a defesa da democracia e os esforços para a inclusão social.
No domingo à tarde, Obama fará um discurso público na Cinelândia, no centro do Rio. No local, deverão ser colocados telões e expostas legendas para aqueles que não sabem inglês acompanhem o discurso do presidente. Segundo o porta-voz, o discurso será dirigido ao povo brasileiro lembrando os interesses comuns aos Estados Unidos e ao Brasil.
%u201CEle [Obama] vai fazer um discurso. Este será um discurso muito dirigido para o povo brasileiro. Assim como temos um conjunto de interesses comuns que ele vai estar discutindo%u201D, disse Carney.
O porta-voz enfatizou, ainda, o fato de os dois países compartilharem valores. %u201CTemos um conjunto de valores profundamente compartilhados com os brasileiros. Eles [os brasileiros] são uma democracia, pois são um país diverso, um país que tem buscado a inclusão social. Muitos dos valores que nos são caros são compartilhadas pelos brasileiros%u201D.
A primeira-dama e as filhas terão uma agenda à parte a de Obama. Em Brasília, onde a família estará no sábado, elas assistirão a um espetáculo cultural com jovens brasileiros que estudam em colégios públicos. Michelle Obama também deve se reunir com os chamados 30 jovens embaixadores brasileiros que participam de um programa organizado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.