Jornal Estado de Minas

França envia porta-aviões para operações na Líbia

AFP
O porta-aviões francês "Charles de Gaulle", que deve participar das operações aéreas na Líbia, zarpou neste domingo da base naval de Toulon (sul), verificou a AFP. O buque zarpou às 13h10 locais (09h10 de Brasília).
Com uma tripulação a bordo de 2.000 marinheiros, o porta-aviões deve dirigir-se para a costa líbia. Uma fonte militar indicou neste domingo que chegaria à região de operações dentro de 36 a 48 horas.

"O porta-aviões levaria 24 horas para chegar à costa líbia, mas deverá levar de 36 a 48 horas, já que precisa de tempo para embarcar os aviões-caça que participarão das operações e proceder com os exercícios de aterrissagem", segundo essa fonte.

O buque deve transportar em torno de 20 aviões, dos quais em torno de 15 caças. Serão adicionados helicópteros para o caso de que os pilotos ejetarem-se de sua aeronave, assim como dois aviões de controle aéreo de tipo Hawkeye.

O porta-aviões será escoltado por três fragatas e um buque, segundo a mesma fonte. A frota também terá a proteção de um submarino nuclear de ataque, informou outra fonte militar.