Jornal Estado de Minas

Coalizão derruba edifício de Kadafi e afirma que cessar-fogo é mentira

AFP
Segundo a coalizão, o edifício de quatro andares destruído no complexo em Trípoli seria usado como centro de comando das forças leais ao coronel Kadafi. Não há relato de mortos no ataque - Foto: AFP PHOTO / Imed Lamloum
As explosões marcaram a madrugada desta segunda-feira em Trípoli, onde um edifício do complexo residencial do ditador Muamar Kadafi foi destruído por um míssil da coalizão ocidental, que no sábado iniciou uma ofensiva para conter os ataques contra a população civil nas zonas rebeldes.

O céu da capital foi tomado por aviões da coalizão procedentes de bases na Itália e pelos disparos da defesas antiaérea líbia.

Um porta-voz do Exército líbio anunciou no domingo um cessar-fogo, em resposta a um pedido da União Africana (UA), que solicitou o fim imediato das hostilidades".

Mas o conselheiro do presidente americano Barack Obama para a Segurança Nacional, Tom Donilon, afirmou que o anúncio líbio era "uma mentira" e que havia sido "imediatamente violado" pelas forças de Kadafi. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, declarou esperar que a Líbia "cumpra a promessa".