Jornal Estado de Minas

Os 11 pontos mais brasileiros do discurso de Obama no Rio

Obama: discurso sob medida para o Brasil - Foto: Cedê Silva
Mais do que promessas de cooperação em segurança, economia e infraestrutura, o discurso do presidente Obama no Rio de Janeiro neste domingo foi recheado de referências à história e à cultura brasileiras.

O pronunciamento foi profundamente específico ao Brasil, das citações em português às referências a músicos, peças e escritores brasileiros. Entenda as principais referências:



“E quero agradecer especialmente aos que estão aqui, porque me disseram que tem um jogo do Vasco (pausa para gritos e vaias). Botafogo.”A citação ao futebol gerou o momento de maior comoção no Theatro. Como disse o Presidente, “brasileiros não desistem facilmente de seu futebol”.
“Um das minhas primeiras impressões do Brasil foi um filme que vi com minha mãe quando criança, chamado Orfeu Negro (...) Esse filme estreou como uma peça aqui, no Theatro Municipal”.É verdade. Orfeu da Conceição estreou em 1956, o início da parceria entre Tom Jobim e  Vinicius de Moraes.
You are, as Jorge Ben-Jor sang, “A tropical country, blessed by God, and beautiful by nature.”Obama fez uma tradução literal da canção "País Tropical”, gravada em 1969.
“As jornadas dos Estados Unidos e do Brasil começaram de forma parecida”.O presidente enumerou as várias semelhanças entre as duas grandes democracias do Novo Mundo: a colonização, os pioneiros e bandeirantes, os imigrantes, a independência e o fim da escravidão.
“Os Estados Unidos foram a primeira nação a reconhecer a independência do Brasil.”É verdade: foi em 1825. Portugal reconheceria a independência no mesmo ano.
“Mais da metade desta nação é hoje considerada de classe média”.Obama se refere ao crescimento da Classe C - segundo a Fundação Getúlio Vargas, as famílias com renda mensal entre R$ 1.064 e R$ 4.591.
“Nossos países nem sempre concordaram em tudo.”Os dois países já tiveram discordâncias importantes em muitos assuntos ao longo de quase dois séculos - só em em anos recentes, podemos citar a Alca, a guerra do Iraque, o programa nuclear do Irã, e, agora, as medidas a serem tomadas na Líbia, dentre muitos outros.
“Vamos ficar juntos - não como parceiros júnior e sênior, mas como parceiros iguais, ligados por um espírito de interesse e respeito mútuos”. Era tudo o que o chanceler Patriota queria. Na quinta-feira, o ministro disse que “Em linguagem simples e direta, esperamos uma relação de igual para igual”. Isso seria mais importante que o apoio (que não veio) à cadeira permanente no Conselho de Segurança.
“Vocês são o lar da maior população japonesa fora do Japão”.O IBGE estima 1,5 milhão de descendentes de japoneses no Brasil - quase 1% dos brasileiros. As maiores comunidades estão em São Paulo e no Paraná.
“Um pobre garoto do Pernambuco pode ascender do chão de uma fábrica de cobre ao mais alto cargo no Brasil”.É verdade - Lula começou como torneiro mecânico aos 14 anos, numa fábrica de cobre. Perderia um dedo na mesma profissão, aos 19, já numa fábrica de peças para automóveis.
“As aspirações democráticas deles demorariam anos para serem alcançadas, mas uma das jovens brasileiras no movimento daquela geração mudaria para sempre a história deste país”.
Obama se refere à jovem Dilma, mas as organizações militantes das quais participou - Colina e VAR-Palmares - não tinham aspirações democráticas. Buscavam derrubar a ditadura militar para impôr outra ditadura, comunista.

Plateia que lotou o Theatro incluiu muitos famosos, como Angélica, Luciano Huck, Marina Silva, Eduardo Suplicy, Henrique Meirelles, Lázaro Ramos e Marcelo Tas - Foto: Cedê Silva