Seis barcos da Otan já vigiam a costa líbia
Seis navios da Otan já estão estão nas proximidade da costa líbia no mar Mediterrâneo para monitorar o embargo de armas decidido pela ONU contra o regime de Muamar Kadhafi, anunciou nesta quarta-feira a Aliança Atlântica.
"Seis barcos já estão em águas internacionais frente à costa da Líbia" como parte da operação 'Protetor Unificado' para que o embargo de armas seja implementado, informou a Otan em um comunicado, indicando que vários aviões de patrulha e de combate também estão a caminho da região.
Dirigidas pelo vice-almirante Rinaldo Veri, a partir do centro de operações da Otan em Nápoles (Itália), as forças navais e aéreas estão encarregadas de interceptar e abordar qualquer navio suspeito de transportar armas ou mercenários com origem ou destino à Líbia, "sem entrar em águas líbias".
Além disso, seis nações (Espanha, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Grécia Itália e Turquia) ofereceram 16 navios para dar suporte à operação, segundo a Aliança.
O embargo de armas faz parte das medidas decididas na semana passada pelo Conselho de Segurança da ONU, que também incluiu o recurso à força contra as tropas do regime de Kadhafi, que travam uma guerra contra os rebeldes.