Tribunal Penal Internacional deve emitir mandados de prisão para crimes cometidos na Líbia
Esta é a primeira vez, desde a criação do TPI em 2002, que o procurador abre tão rapidamente uma investigação. O caso foi acionado no dia 26 de fevereiro pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.
"Esperamos poder apresentar o primeiro dossiê muito em breve. Então, para nós, a próxima etapa será solicitar a expedição de mandados de prisão e isso será feito daqui a algumas semanas", disse.
Ele precisou que o pedido será feito algumas semanas depois de relatar o avanço da investigação ao Conselho de Segurança, no dia 4 de maio.
Perguntado se um mandado de prisão seria emitido contra o coronel Gaddafi, ele declarou: "Acompanharemos as provas". Quanto ao número de ordens judiciais expedidas, disse que "são algumas".
"O crime contra a humanidade se refere a um ataque generalizado e sistemático contra uma população civil e eu acredito firmemente que nós dispomos de elementos que provam as duas coisas", afirmou o procurador.
O TPI é o primeiro tribunal encarregado de perseguir autores de crimes de guerra, contra a humanidade e genocídio cometidos a partir de 2002.