O patriarca de Jerusalém, Michel Sabbah, inaugurou nesta quinta-feira um centro mariano internacional católico em Nazaré, ao norte de Israel, o primeiro deste primeiro tipo.
O Centro Internacional Maria de Nazaré, um projeto que tem dez anos, está localizado na Basílica da Anunciação e ficará aberto aos peregrinos e população local.
Este projeto está à disposição da comunidade carismática do Caminho Novo, um grupo ecumênico que nasceu em Lyon, em 1973.
"Está destinado a unir todas as confissões religiosas em torno da figura da Virgem Maria", afirmou a Associação de Maria de Nazaré e a Comunidade Caminho Novo em um comunicado.
O Centro Mariano ocupa um prédio reformado da época otomana (1516-1917).
Além disso, se encontra perto dos vestígios de uma casa que remonta à época de Cristo, depois que foi descoberto recentemente por arqueólogos do departamento israelense de Antigüidades.
Segundo os evangelistas, Maria, mãe de Jesus, viveu em Nazaré.
A basílica da Anunciação foi construída em 1969 onde se encontram três igrejas. A mais antiga é da época bizantina (século IV) onde, segundo a tradição cristã, o arcanjo Gabriel comunicou a Maria que ela seria a mãe de Jesus.
A Bíblia relata que Cristo cresceu em Nazaré.