Obama debaterá operação na Líbia no Congresso dos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se preparava nesta sexta-feira para debater a missão internacional na Líbia com os principais líderes do Congresso, em meio à crescente polêmica sobre a decisão de incluir o país nas operações sem uma aprovação dos legisladores.
A Casa Branca explicou que o presidente se preparava para deixar os congressistas informados sobre os avanços da coalizão internacional para proteger os civis e enfraquecer as forças do líder líbio Muamar Kadhafi.
"Queremos saber o que pensam e se têm alguma sugestão sobre coisas que deveríamos estar fazendo. O presidente quer ouvir isso, obviamente", disse o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.
Obama também deve informar os congressistas sobre a transferência do comando e do controle da missão do Exército de seu país para a Otan, explicou Carney.
O presidente da Câmara dos Representantes, John Boehner, pressionou nesta semana Obama para que dê explicações detalhadas sobre sua estratégia na Líbia, esclarecendo se permitirá a Kadhafi permanecer no poder.
Outros membros do Congresso alertaram sobre o custo da operação no momento em que os Estados Unidos mantêm tropas no Iraque e no Afeganistão e enfrentam um grave déficit orçamentário.