As autoridades japonesas identificaram um nível elevado de radioatividade em uma alface de folha roxa, produzida na região de Ibaraki – entre a capital, Tóquio, e a área onde está a Usina Nuclear de Fukushima Daiicha, onde houve os acidentes nucleares. Porém, as autoridades afirmaram que não há risco à saúde humana. A verdura estava à venda em um supermercado de Nagoya.
Leia Mais
Japão diz ser difícil prever fim da crise nuclearJapão contabiliza mais de 10 mil mortos e situação nuclear se agravaNo Japão, água é lançada no núcleo dos reatores 1 e 3Vendas de aparelhos para medir radioatividade disparam na França Radioatividade de alimentos provoca temor mundialNível de radioatividade na central nuclear de Fukushima diminuiRússia detecta rastros de radioatividade em pneus japonesesJapão corrige o nível de radiação, mas suspende operações em FukushimaRadiação da água em Fukushima está 10 milhões de vezes acima do normal Vazamentos em Fukushima contaminam oceano e preocupam autoridadesParalelamente, pelo terceiro dia consecutivo, os especialistas identificaram contaminação de radioatividade na água corrente de Tóquio. Mas as autoridades informaram que está liberado o consumo até mesmo para crianças e bebês.
Na última semana, os níveis registrados na água de Tóquio levaram as autoridades a pedir que os moradores da capital evitassem a água da torneira. Foram distribuídas 240 mil garrafas de 550 mililitros às famílias de 80 mil bebês de Tóquio e cinco outras cidades vizinhas.