Jornal Estado de Minas

Rebeldes líbios reconquistam Brega e alegam ter retomado Ras Lanuf

Reberldes líbios comemoram a retomada de um poço de petróleo na cidade de Brega - Foto: SUHAIB SALEM
As forças de oposição na Líbia reconquistaram o controle da cidade costeira de Brega, no leste do país, segundo verificou um correspondente da BBC. Os insurgentes também alegam ter retomado a cidade petrolífera de Ras Lanuf. De acordo com o correspondente da BBC Ben Brown, os rebeldes contrários ao regime do coronel Muamar Khadafi dizem estar com total controle de Ras Lanuf, onde agora estariam rastreando as ruas atrás de combatentes pró-governo.

Os rebeldes já haviam reconquistado no sábado a cidade de Ajdabiya, no leste da Líbia, com a ajuda dos bombardeios realizados pela coalizão militar internacional contra as forças do governo. O repórter da BBC afirma que, com as recentes reconquistas, os insurgentes agora continuam avançando rumo ao oeste do país. As três cidades haviam sido dominadas pelas forças leais a Khadafi antes dos ataques aéreos da coalizão, iniciados na semana passada.

O correspondente da BBC na cidade de Benghazi Kevin Connolly afirma que as recentes reconquistas são estrategicamente fundamentais para os insurgentes. Enquanto Brega é uma importante cidade portuária e produtora de petróleo, Ajdabiya fica na intersecção de duas grandes rodovias, o que abre caminho para os rebeldes avançarem a oeste.

Bombardeios aliados

Segundo Connolly, os rebeldes devem seus recentes sucessos militares aos ataques realizados pelas forças ocidentais na Líbia, com a autorização do Conselho de Segurança da ONU, que estão debilitando as forças favoráveis ao regime. O correspondente afirma que os opositores de Khadafi consideram estas ofensivas posteriores aos bombardeios um modelo estratégico a ser seguido nas próximas localidades que eles pretendem reconquistar.

Neste sábado, a França disse ter destruído pelo menos cinco aviões militares e dois helicópteros do regime de Khadafi na base militar de Misrata, no oeste do país, a única cidade controlada por rebeldes nesta parte da Líbia. Desde fevereiro, rebeldes tentam por fim aos mais de 40 anos de Khadafi no poder. A retaliação do líder líbio foi violenta e levou a ONU a aprovar a criação de uma zona de exclusão aérea para proteger os civis do país.

Acusação dos EUA

O secretário de Defesa americano, Robert Gates, acusou Khadafi de fabricar provas de que civis estão sendo mortos pelos bombardeios aliados na Líbia. Em entrevista ao canal de TV CBS, que ainda não foi ao ar, Gates disse que há vários relatos de inteligência indicando que as forças de Khadafi estão coletando corpos de pessoas mortas por elas mesmas e largando-os em locais que foram atacados pela coalizão. Questionado se os dias de Khadafi no poder estão contados, o secretário respondeu: "eu não estaria pendurando nenhum retrato novo na parede, se eu fosse ele".