As tropas do ditador líbio Muamar Kadafi reconquistaram nesta quarta-feira o terminal petroleiro de Ras Lanuf, obrigando os insurgentes a abandonar suas posições e recuar para o leste. O terminal de Ras Lanuf, 370 km ao oeste de Benghazi, reduto dos rebeldes, foi tomado pelos insurgentes em 27 de março.
Desde o início dos bombardeios da coalizão internacional, em 19 de março, as forças rebeldes conquistaram várias cidades, entre elas Brega e Ajdabiya, mas nos últimos dois dias as tropas de Kadafi conseguiram conter a ofensiva insurgente.
Ras Lanuf fica 370 quilômetros ao oeste de Benghazi, o reduto dos rebeldes no leste, e a 60 quilômetros do porto petroleiro de Brega, reconquistado pelos rebeldes na semana passada, com o apoio de ataques aéreos da coalizão internacional contra as forças de Kadafi.
Centenas de combatentes rebeldes seguiam para o leste. Eles desejavam ataques da coalizão internacional contra as posições de Kadafi, o que não aconteceu durante a noite.
Na terça-feira, os insurgentes líbios, que desde meados de fevereiro tentam derrubar Kadafi, se aproximaram de Sirte, cidade natal do ditador, mas foram contidos pelas tropas do regime.
Sob fogo pesado, se viram obrigados a recuar pela primeira vez desde o início dos ataques aéreos da coalizão em 19 de março. Eles seguiram para Ras Lanuf.