(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Iêmen: Repressão policial deixa um morto e Saleh pede fim dos protestos


postado em 03/04/2011 12:20

Um manifestante morreu neste domingo na repressão policial a um protesto que exigia a renúncia do presidente iemenita, Ali Abdullah Saleh, em Taez, ao sul de Sanaa, antes do chefe de Estado anunciar que está disposto a negociar uma "transferência política do poder" e pedir o fim dos protestos à oposição.

Um jovem foi ferido no peito quando rasgava uma foto do chefe de Estado e não resistiu aos ferimentos, segundo testemunhas.

A polícia abriu fogo e lançou bombas de gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes que tentavam se aproximar da sede do governo da cidade.

Pelo menos 250 pessoas foram feridas por tiros ou intoxicadas pelas bombas de gás lacrimogêneo.

Milhares de manifestantes acampam desde fevereiro no centro da cidade para exigir, assim como acontece em Sanaa e Aden, a queda do regime de Saleh, que está há 32 anos no poder.

Neste domingo, Ali Abdullah Saleh declarou que está disposto a negociar uma "transferência política do poder" e pediu o fim dos protestos à oposição.

Esta foi a primeira declaração do chefe de Estado depois do pedido da oposição, sábado, para que Saleh deixe o poder e seja substituído pelo vice-presidente, com o qual negociariam um acordo de transição.

"Peço aos partidários do Fórum Comum o fim da crise a suspensão do protesto. Parem de bloquear as estradas e acabem com a rebelião em algumas unidades militares", declarou o presidente ao receber uma delegação de simpatizantes ao governo.

"Estamos dispostos a discutir de uma transferência pacífica do poder no marco constitucional", disse o presidente, que governa o país há 32 anos.

No sul do país, um soldado morreu em um ataque de militantes do Movimento Sulista, que luta contra o poder central nesta região do país, que foi um Estado independente até 1990. Este movimento se uniu à oposição que exige a queda Abdullah Saleh.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)