Residência do embaixador do Japão é atacada por 'mercenários' em Abidjan
A residência do embaixador do Japão em Abidjan foi atacada nesta quarta-feira por "mercenários", que, em seguida, dispararam foguetes e tiros de canhão a partir do local, declarou o diplomata à AFP, indicando que quatro funcionários locais estavam "desaparecidos".
"Há quatro pessoas desaparecidas, os seguranças e o jardineiro. Há muito sangue na casa, projéteis por todos os lados. Não sei se os quatro estão vivos", declarou Okamura Yoshifumi.
"Eram mercenários, sem dúvida. Eles entraram de manhã em minha residência atirando (com lança-foguetes) RPG. Com uma dúzia de pessoas, nós nos trancamos em meu quarto, que tem a porta blindada", disse.
A residência do embaixador do Japão está situada no bairro de Cocody (norte), em um grande perímetro em torno do qual o atual presidente Laurent Gbagbo se defende com seus últimos militantes contra os combatentes de Alassane Ouattara, chefe de Estado reconheido pela comunidade internacional.
"De 9h00 às 14h00 (6h00 às 11h00 de Brasília), eles atiraram com metralhadoras, canhões e RPG a partir de minha residência. Não sei para onde disparavam porque estávamos trancados. Foi horrível", acrescentou o diplomata.
"Eles saquearam, roubaram tudo o que tinha de valor na casa. Às 14h00, eles saíram", acrescentou Yoshifumi. Mas "eles estão diante da casa. Tenho medo de que voltem", concluiu.