Jornal Estado de Minas

Presidente da Síria concede cidadania a curdos

AgĂȘncia Estado
O presidente sírio, Bashar al-Assad, concedeu nesta quinta-feira cidadania aos curdos do país, que são maioria no nordeste da Síria, informou a agência estatal Sana. O grupo étnico tinha sua cidadania negada há quase cinco décadas no país. "O presidente Assad emitiu um decreto garantindo cidadania síria árabe ao povo registrado como estrangeiro (na região de Hassakeh)", afirmou a agência. A medida beneficia mais de 300 mil curdos.
Em 1962, 20% da população da Síria, os curdos étnicos, perderam a cidadania após um controverso censo, como lembram grupos pelos direitos humanos. A medida decretada por Assad é mais uma abertura política, atendendo a um pedido antigo dos curdos, no momento em que o governo enfrenta uma onda de protestos nas últimas três semanas.

Governador destituído

O presidente sírio Bashar al-Assad destituiu nesta quinta-feira o governador de Homs, 160 km ao norte de Damasco, onde foram registraos distúrbios em 1o. de abril durante manifestações, anunciou a agência síria Sana. "O presidente Assad promulgou um decreto que destitui de suas funções o governador de Homs, Mohamad Iyad Ghazal", assinala o comunicado.

Trata-se do segundo governador destituído em menos de um mês pelo chefe de Estado, depois de Deraa (sul), cidade que converteu no epicentro da revolta contra o regime desde meados de março.