A pergunta "um casal cristão pode regular o número de filhos que tem?" foi mal traduzida em italiano como "um casal cristão pode utilizar métodos de controle de natalidade?".
A resposta foi afirmativa: "Sim, um casal cristão pode e deve ser responsável por usar o dom e o privilégio de transmitir a vida".
O livro, que foi lançado no Vaticano nesta quarta-feira, será distribuído em 15 línguas para jovens peregrinos na próxima Jornada Mundial da Juventude, que ocorre em agosto na Espanha.
Um constrangido Vaticano agora se esforça para produzir uma nota explicativa, que será inserida nas cópias italianas do texto.
A Santa Sé defende os métodos naturais de contracepção seguindo o Humaneae Vitae de 1968 do Papa Paulo VI - subtítulo "Sobre a regulação da natalidade" - que condena o controle artificial da natalidade.
Em um prefácio escrito para o YouCat (de "youth cathecism", catecismo jovem), o pontífice previne os jovens contra "as seduções do consumismo", a pornografia e o risco de "trair os fracos e permanecer indiferente às vítimas da vida".