Jornal Estado de Minas

Vaticano vai doar dinheiro arrecadado na Semana Santa ao Japão

A Santa Sé também anunciou hoje o calendário das celebrações pascais presididas por Bento XVI

AgĂȘncia Ansa
O Vaticano vai enviar às vítimas do terremoto no Japão o dinheiro arrecadado durante as celebrações pascais presididas pelo papa Bento XVI na Quinta-Feira Santa.
As doações serão recolhidas na missa "in Coena Domini", também conhecida como "Ceia do Senhor", que dá início ao Tríduo Pascal.

A missa vai ser realizada às 17h30 locais (14h30 no horário de Brasília), na Basílica de São João de Latrão, em Roma. Durante a cerimônia, que será presidida por Bento XVI, o Pontífice vai lavar os pés de 12 sacerdotes.

O calendário de celebrações da Semana Santa presididas pelo Papa foi apresentado hoje pela Santa Sé.

De acordo com a publicação, no próximo dia 17, Domingo de Ramos, Bento XVI vai celebrar uma missa na Praça São Pedro, no Vaticano, às 9h30 locais (4h30 no horário de Brasília).

Após a cerimônia, que prevê a benção de ramos e oliveiras, ocorrerá uma procissão.

Na manhã na Quinta-Feira Santa, o Pontífice vai celebrar a missa crismal, com a benção dos óleos usados em sacramentos, a partir das 9h30 locais (4h30 no horário de Brasília), na Basílica Vaticana.

Já na Sexta-Feira Santa, está agendada para às 17h locais (12h no horário de Brasília) a celebração da Paixão de Cristo, e para às 21h15 (16h15 no horário de Brasília) a Via Sacra no Coliseu.

Às 21h do sábado (16h no horário de Brasília), ocorrerá a vigília pascal, na Praça São Pedro, e, no domingo de manhã, a tradicional benção "Urbi et Orbi" (à cidade de Roma e ao mundo).