O príncipe Charles tornou-se nesta quarta-feira o "herdeiro forçado" que mais tempo ostenta este título em toda a história da monarquia britânica, anunciou o Palácio de Buckingham.
Com 59 anos, dois meses e 14 dias de espera, o primogênito da rainha Elizabeth II, de 62 anos, bateu por um dia o recorde que era, até então, de seu tataravô Edward VII.
Charles tornou-se o herdeiro forçado da Coroa britânica aos três anos, quando sua mãe subiu ao trono no dia 6 de fevereiro de 1952 como Elizabeth II, e ninguém sabe com segurança se substituirá a rainha, que completa 85 anos na quinta-feira.
Seu tataravô nascido em 1841 durante o longuíssimo reinado de sua mãe, Victoria, estabeleceu o recorde antes de subir ao trono em 1901, até sua morte, em 1910.
O herdeiro forçado, sempre o primogênito de um monarca, é o próximo na linha de sucessão cujo direito não pode ser alterado pelo nascimento de um irmão.
William, o filho mais velho de Charles, que se casa no dia 29 de abril com Kate Middleton em Londres, é o segundo na linha de sucessão.