Autoridades da China ordenaram às emissoras de televisão do país que não transmitam filmes e seriados de crime e suspense pelos próximos três meses.
O Partido Comunista chinês está se preparando para as comemorações dos seus 90 anos, em 1º de julho. Com isso, o governo quer que as redes de TV transmitam exclusivamente programas que saúdem o partido único.
A determinação tem efeito imediato. O vice-chefe do Departamento de Drama da TV estatal chinesa, Wang Weiping, disse à BBC que a ordem verbal já foi emitida. Wang afirma que este será um "período de propaganda" na televisão do país.
Segundo ele, as emissoras transmitirão, durante este tempo, dezenas do que chama de "bons dramas televisivos relativos à fundação do partido".
A emissora Oriental TV, de Xangai, disse à BBC que, devido à determinação das autoridades, está postergando a estreia de seu drama de espionagem Qing Mang, que deveria ir ao ar dentro de dez dias.
No lugar disto, segundo a emissora, o programa será substituído por uma comédia sobre mães e suas noras.
Um representante da Oriental TV disse que o governo frequentemente dá ordens sobre quais programas devem ou não ir ao ar.
De acordo com Grammaticas, os telespectadores chineses devem assistir nas próximas semanas a programas como o drama histórico Dong Fang, que mostra a vida do líder comunista Mao Tsé-tung (1893-1976) entre a fundação da República Popular da China e a sua segunda visita à União Soviética, 12 anos depois.
Segundo a publicidade do programa, o desenvolvimento do marxismo-leninismo na China e as realizações do Partido Comunista chinês na política, na economia, na diplomacia, na cultura e na vida militar também serão abordados.