Os militantes pela democracia convocaram uma nova jornada de manifestações na sexta-feira na Síria, com um chamado a todos a tribos do país para protesta contra o regime do presidente Bashar al-Assad. "As tribos apoiam qualquer revolucionário. O povo quer fazer cair o regime de maneira pacífica e sob a bandeira da unidade nacional", afirma a página do Facebook da "Sirian Revolution 2011", motor do movimento de contestação, que batizou a ocasião de "sexta-feira das tribos". "Apoiamos a revolução desde o primeiro dia. O regime tem que saber que todos os componentes de sociedade se opõem a ele", afirma um comunicado das tribos da cidade de Homs (centro), publicado na mesma página do Facebook.
As tribos de Haurane, região do sudoeste da Síria que inclui as cidades de Deraa e Sueida, também manifestaram apoio aos protestos e convocaram as tribos de de Alep, Deir Ezzor, Raqa, Homs.
As tribos da Síria, constituídas por grandes famílias e com um peso social importante, se tornaram sedentárias. Estão instaladas sobretudo na regiões leste e nordeste da Síria e várias delas são leais ao regime.