O magnata dos meios de comunicação Rupert Murdoch passou por cima do filho e possível herdeiro na decisão de retirar a oferta de compra da BSkyB, enquanto um drama familiar se desenvolvida nos bastidores, informa o jornal The New York Times.
Na quarta-feira, Murdoch retirou a oferta para controlar o gigante da televisão por assinatura British Sky Broadcasting, cedendo à pressão do governo britânico pela tempestade provocada pelo caso de escutas telefônicas em seu império midiático.
Horas antes dos partidos políticos britânicos respaldarem uma moção parlamentar que pedia a Murdoch o abandono da oferta para adquirir a BSkyB, a News Corp admitiu que era "muito difícil avançar neste clima".
Mas o NYT cita pessoas próximas às negociações, segundo as quais o filho de Murdoch, James, pressionou para obter a aprovação legal da oferta, mas que Murdoch e o diretor de operações da News Corp, Chase Carey, passaram por cima dele e só o informaram quando a decisão de recuar na oferta já estava tomada. "Rupert está pensando a longo prazo aqui, não acredito que ele pensa que o acordo está morto", disse uma fonte citada pelo jornal.