"Tem o controle da situação, porque apenas ele pode nos dizer o que fazer, e não temos nenhuma fonte", completou em declarações à AFP.
Anders Behring Breivik, em prisão preventiva durante um período renovável de oito semanas, desconcerta os investigadores por sua personalidade e sua organização tão minunciosa, desenvolvida ao longo de vários anos.
"É uma pessoa muito calculadora, muito fria, muito inteligente", considerou Kristiansen. "E se preparou para isso há muito tempo", disse à AFP.
"Não temos nenhum indício, porque apenas comunica consigo mesmo", completou, referindo-se aos esforços da políca em descartar 100% a hipótese de que o suspeito conte com o apoio de outras células".
"Leva uma vida paralela: as pessoas ao seu redor pensam que é uma pessoa normal, mas em sua mente é alguém completamente diferente. Completamente maléfico", segundo a chefe antiterrorista.
O duplo ataque de sexta-feira, um atentado com carro-bomba em frente à sede de governo de Oslo e um tiroteio na ilha de Utoya contra um acampamento de verão deixaram 76 mortos, segundo balanço ainda provisório.