Sorridente e mostrando disposição, o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, 50 anos, fez nesta terça-feira uma aparição pública em Assunção, depois de seu médico particular informar que ele está praticamente recuperado do câncer, diagnosticado há um ano. Atualmente, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, faz tratamento para a cura de câncer.
O médico pessoal de Lugo, Jorge Querey, disse que o presidente está com “boa saúde e uma evolução favorável”. Mas recomendou que ele siga com rigor uma dieta alimentar e rotina de exercícios físicos. "O presidente está bem de saúde, quase sem medicamentos, mas a rotina vai ser mantida", disse Querey, depois de um exame detalhado na manhã de hoje. As informações são da Presidência do Paraguai.
Em 6 de agosto de 2010, Lugo foi diagnosticado com um linfoma. Ele alternou o tratamento quimioterápico e médico em São Paulo, no Hospital Sírio-Libanês, e em Assunção, em uma clínica particular.
O presidente paraguaio ficou careca, perdeu peso e reduziu a agenda política. Mas descartou a hipótese de se licenciar do cargo para poder cuidar da saúde. Durante entrevista concedida hoje, o médico particular de Lugo disse que a rotina dele é a mesma recomendada a pessoas que já passaram dos 40 anos.