"Acabamos de enviar a mensagem: Barack Obama será presidente de um só mandato", assegurou a legisladora.
Neste domingo, Backman afirmou à rede de televisão CNN que, caso vença as eleições presidenciais, irá reinstaurar a proibição de homossexuais nas tropas dos Estados Unidos, uma política oposta a de Obama, que abolirá esta prática no dia 20 de setembro.
Além disso, Bachmann disse que os americanos precisam de "alguém que possa reativar a economia", em entrevista transmitida neste domingo pela rede ABC.
Rick Perry, o ultraconservador e fervoroso cristão governador do Texas (sul), é outro aspirante a disputar a presidência com Obama, e também criticou fortemente a gestão da questão econômica feita pelo presidente.
Para Perry, deveria ser enviada "uma carta de demissão" aos atuais funcionários da Casa Branca, que "prolongaram nosso sofrimento nacional, em vez de aliviá-lo".
"Não podemos e não devemos suportar outros quatro anos de alta do desemprego, alta dos impostos, alta da dívida, alta de nossa dependência energética em relação a países que querem nos prejudicar", disse Perry em seu discurso de candidatura, em Charleston (Carolina do Sul, leste).
A entrada de Perry na disputa eleitoral, assim como a vitória de Bachmann em Ames, modificaram o panorama em relação às presidenciais do lado republicano.
A primeira consequência disso foi a retirada da disputa do ex-governador de Minessota, Tim Pwlenty, que ficou em terceiro lugar nestas eleições de testes realizadas em Ames.
O eleitorado do estado de Iowa é particularmente cobiçado pelos candidatos, já que é o primeiro que votará nas primárias de fevereiro.
Embora estas eleições de testes realizadas em Ames sejam de caráter informal e não tenham valor científico, são consideradas importantes porque determinam quais são as possibilidades de cada candidato vencer as primárias.
Bachmann ficou em primeiro lugar com 4.823 votos, o que representa 28,5% dos 16.892 totais. Ela foi seguida por Ron Paul (27,6%), um dos inspiradores do movimento ultraconservador "Tea Party", do qual Bachmann é uma das principais representantes.
Tim Pawlenty, de uma posição muito mais moderada, obteve 13,6% dos votos.
O ex-governador de Masachusets Mitt Romney, que, segundo as pesquisas era o favorito para representar o lado republicano das eleições presidenciais, obteve apenas 3,4% dos votos.
Por sua vez, Rick Perry, cujo nome seguer figurava na cédula de votação, obteve melhores resultados que Romney, com 3,6% dos votos.
Romey, um investidor multimilionário que destaca seu sucesso no setor privado, não tem muito apoio dos republicanos mais conservadores, que se opõem a sua visão muito progressista do sistema de saúde e do aquecimento global.
Perry representa "uma forte e inverossímil ameaça para Romney, pois conta com o apoio dos conservadores", que tradicionalmente têm muita influência nas primárias republicanas, explicou Matt Dickinson, professor de ciência política do Middleburg College de Vermont (nordeste).