Jornal Estado de Minas

Comissão sobre dívida dos EUA se reúne pela 1ª vez

Manifestantes interromperam por alguns momentos a reunião, gritando "empregos já"

AFP
Uma 'supercomissão' do Congresso dos Estados Unidos reuniu-se pela primeira vez nesta quinta-feira para tentar identificar, até novembro, possíveis reduções orçamentárias para reduzir a dívida pública americana que alcançou 14,7 trilhões de dólares. Os 12 representantes, seis democratas e seis republicanos, realizaram a primeira sessão pública nesta quinta-feira, às 10h30 (11h30 de Brasília).
A reunião ocorreu algumas horas antes do discurso que será feito pelo presidente Barack Obama nas Câmaras do Congresso, no qual apresentará seu novo plano para combater o desemprego. A nova entidade foi criada em 2 de agosto, depois que o Congresso adotou na última hora o aumento do teto da dívida federal.

A comissão deve encontrar, antes de 23 de novembro, formas de economizar cerca de 1,5 trilhão de dólares em dez anos. Depois, o Congresso deverá avaliar até 23 de dezembro as medidas que a comissão terá recomendado. A reunião desta quinta-feira tem como objetivo organizar as regras de funcionamento do órgão. A primeira audiência de trabalho ocorrerá em 13 de setembro.