A popularidade do presidente Barack Obama entre latinos caiu em três estados eleitorais importantes (Colorado, Novo México e Flórida), mas se mantém à frente dos republicanos, segundo uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira por uma organização conservadora americana.
Cinquenta por cento dos moradores da Flórida aprovam a gestão de Obama, contra 45% que desaprovam. No Colorado, 60% aprovam e 39% desaprovam, enquanto no Novo México, 65% aprovam e 32% desaprovam.
Mas em termos eleitorais, Obama venceria nesses três estados que foram determinantes para sua vitória em 2008: 46% dos habitantes da Flórida optaria por ele contra um republicano (36%), no Novo México, venceria por 58% (28% para os republicanos) e no Colorado venceria com 59% (27% contra).
As chances eleitorais de Obama, 14 meses antes das eleições presidenciais, caíram, e o eleitorado latino independente cresceu, apontou a pesquisa realizada entre os dias 6 e 10 de setembro entre 1.200 latinos (400 por estado).
Trinta e oito por cento dos latinos na Flórida acusam os republicanos no Congresso pelo fracasso dessa reforma, e porcentagens mais elevadas aparecem no Colorado (48%) e Novo México (46%).Em geral, os latinos declaram-se conservadores, e ao mesmo tempo acreditam mais nos democratas para a gestão de serviços públicos e dos impostos.