O terceiro trem, que vinha em direção contrária, precisou "fazer uma parada de emergência" diante da colisão, segundo Garcés.
"Infelizmente o condutor do segundo trem faleceu", disse o vice-ministro de segurança cidadã Néstor Reverol, também por telefone à VTV.
Garcés havia informado inicialmente que o número de feridos era de 30 pessoas e que a maioria apresentava ferimentos leves, com exceção do condutor do segundo trem, cuja morte foi confirmada minutos mais tarde por Reverol.
O ministro de Transporte acrescentou que os feridos "já foram atendidos" e que as autoridades estão tentando separar os dois trens que colidiram.
A ministra da Saúde, Eugenia Sader, também informou que "todo o sistema de segurança e de saúde está ativado para dar atendimento às vítimas deste incidente".
O sistema ferroviário que conecta Caracas à região dos Vales do Tuy presta serviço desde 2006 a milhares de pessoas, que se deslocam diariamente desta região em direção à capital para trabalhar, estudar ou realizar outras atividades.