Grupos de oposição síria reunidos hoje na Turquia formaram uma frente comum contra o regime do presidente da Síria, Bashar al-Assad. "O Conselho Nacional da Síria (SNC, na sigla em inglês) une forças da oposição e da revolução pacífica", disse o acadêmico radicado na França Burhan Ghalioun, em Istambul, classificando o movimento como "histórico".
"O movimento representa a revolução síria dentro e fora do país" afirmou. "Seu trabalho mobiliza todas as categorias de pessoas na Síria e dá apoio necessário para o progresso da revolução e realização das aspirações de nosso povo para derrubar o regime, seus símbolos e seu chefe", acrescentou.
O SNC reúne movimentos de oposição e inclui comitês de coordenação local, liberais e a Irmandade Islâmica, bem como curdos e assírios. Ghalioun diz que a oposição síria precisa de uma direção única "para enfrentar os massacres diários de civis pelo regime".
Tropas sírias retomaram o controle de Rastan depois de enviar 250 tanques, disseram ativistas de direitos humanos, neste domingo.