Brasília – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse neste sábado que se prepara para viajar a Cuba, onde fará novos exames para verificar os resultados do tratamento de combate ao câncer a que vem se submetendo. Chávez não informou a data da viagem, mas disse que os exames serão feitos para que ele possa “descartar de forma absoluta a presença de células cancerígenas” no organismo.
"Vamos completar os testes para confirmar o que já acreditamos: que até agora não há células malignas no meu corpo", disse o presidente, depois de um dia de atividades políticas no Palácio Miraflores (sede do governo venezuelano).
Em junho, o presidente confirmou que havia retirado um abcesso da região pélvica durante viagem a Cuba. Em seguida, passou a submeter-se a um tratamento de combate ao câncer. Não há detalhes sobre o tipo de tumor que afeta Chávez.
O presidente venezuelano já fez quatro sessões de quimioterapia – três em Havana e uma em Caracas. Ao longo do tratamento, ele reduziu a agenda de trabalho, mas não se licenciou do cargo nem se afastou por completo das atividades. Chávez perdeu mais de 20 quilos e está careca. No entanto, avisou que em dezembro estará completamente curado.