Protestos anti-Wall Street chegam ao Canadá no sábado
Ocupações devem acontecer em centros econômicos de várias cidades do país
Movimentos canadenses inspirados nas manifestações anti-Wall Street de Nova York anunciaram que realizarão neste sábado ocupações simbólicas dos bairros de negócios de várias cidades do Canadá. Uma porta-voz do movimento "Ocupemos Montreal" afirmou na Rádio Canadá que cerca de 3 mil pessoas têm a intenção de participar de uma manifestação "pacífica e bilíngue" no sábado pela manhã na Praça Victoria de Montreal com o objetivo de ocupar a região por uma duração indeterminada.
O grupo, que afirma não ter nem estruturas dirigentes, nem alianças com nenhuma força política, realizou uma reunião de organização na tarde de quinta-feira. Da mesma maneira, são esperadas manifestações similares em uma dúzia de cidades canadenses, de Halifax a Vancouver, passando por Ottawa e Toronto.
Esta iniciativa coincide com a manifestação global dos "indignados" de todo o mundo para protestar contra a precariedade vinculada à crise e ao poder financeiro que irá ocorrer no sábado. São esperados protestos em Londres, Roma, Atenas, Madri, Frankfurt, Estocolmo, Nova York, Johannesburgo, México, Panamá e Santiago, entre outras cidades ao longo do dia.