Jornal Estado de Minas

Buscas em navio que naufragou são suspensas

Por enquanto, não podemos nos aproximar", declarou o porta-voz, Luca Cari

AFP
O acidente deixou, até agora, 11 mortos, 24 desaparecidos e 60 feridos - Foto: AFP PHOTO/ TOPSHOTS/ ANDREAS SOLARO
As operações de busca dos desaparecidos após o naufrágio na sexta-feira passada do "Costa Concordia" perto de uma ilha italiana foram suspensas nesta quarta-feira, indicou à AFP um porta-voz dos bombeiros. "Os instrumentos (de medida em terra firme) revelaram que o navio se move, estamos avaliando se encontrou um novo ponto de apoio antes de decidir se podemos retomar (as operações). Por enquanto, não podemos nos aproximar", declarou o porta-voz, Luca Cari.

Clique aqui e veja mais fotos do navio


A suspensão ocorreu às 08H00 (05H00 de Brasília), disse o porta-voz, acrescentando que os socorristas "trabalharam durante toda a noite" em busca de possíveis sobreviventes. Até o momento, foram recuperados 11 cadáveres, dos quais cinco foram identificados.

Capitão

Clique aqui e veja fotos do destroços

O comandante do navio de cruzeiro "Costa Concordia" foi libertado durante na noite dessa terça-feira e levado a Meta di Sorrento, no sul da Itália, onde cumprirá prisão domiciliar, informou a imprensa italiana.

O capitão Francesco Schettino, acusado de homicídios múltiplos por imprudência e abandono de navio, foi detido no sábado pelo procurador de Grosseto, Francesco Verusio.

Francesco Schettino chegou a sua casa de Meta di Sorrento às 02H00 local (23H00 de Brasília) escoltado por policiais. Schettino entrou em seu domicílio por uma passagem secundária para evitar os fotógrafos e repórteres.



Capitão Francesco Schettino é escoltado pela polícia na cidade de Grosseto - Foto: REUTERS/Reuters TV