Avião de papel voa 69 metros e bate recorde mundial
A união de um projetor de aviões e um jogador de futebol americano permitiu a quebra do recorde de maior voo de avião de papel. Joe Ayoob, um quarterback americano de 27 anos, arremessou um avião construído por John Collins, um projetista aéreo conhecido como "O Garoto do Avião de Papel" a uma distância de 69 metros. O feito foi registrado e reconhecido pelo Livro dos Recordes.
A façanha foi realizada em um hangar localizado na base da Força Aérea Americana de McClellan e desbancou os 63 metros de voo do recorde anterior. O avião foi feito com uma folha de papel do tipo A4 e fita adesiva. De acordo com o projetista, este foi o projeto mais complicado de sua vida.
John Collins, que por muito tempo trabalhou projetando aviões de verdade, é um mestre na arte de fazer aviões de papel. Ele costuma fazer apresentações em que mostra diferentes tipos de "aeronaves" feitas por ele. Com mais de 40 anos dedicados à arte de dobrar papeis, Collins é um especialista no assunto e teve que desenvolver novas técnicas para adaptar o avião a um lançamento de alta velocidade. Confira um vídeo com algumas de suas "obras primas":