Brasília – O imperador do Japão, Akihito, apelou neste domingo (11) à população para que mantenha os esforços de apoiar as vítimas, ajudar nas reconstrução do país e melhorar a situação nas áreas afetadas. Em recuperação de uma cirurgia cardíaca e com a saúde frágil, o imperador, de 78 anos, fez questão de participar das homenagens às vítimas do terremoto seguido por tsunami e acidentes nucleares que atingiu o país em março do ano passado.
Na cerimônia dedicada às mais de 19 mil pessoas mortas e desaparecidas, o imperador lembrou a história do país e as conquistas obtidas, apesar das muitas dificuldades. Vestido em traje de luto e acompanhado pela imperatriz Michiko, que usou um quimono preto, Akihito ressaltou a importância da adoção de medidas de prevenção. Ele se disse “profundamente agradecido” pela preocupação manifestada “em todo o mundo” em decorrência da tragédia.
O imperador dedicou parte do discurso às famílias que tiveram de deixar suas casas na região de Fukushima, no Nordeste do país, em decorrência dos vazamentos e explosões nucleares na usina de mesmo nome. Participaram da cerimônia, em Tóquio, cerca de 1.200 pessoas que fizeram um minuto de silêncio.