Jornal Estado de Minas

Talibã promete vingança após ataque de americano

O governo americano prometeu que medidas contra quem for considerado culpado pelo massacre

AgĂȘncia Estado

Muitos afegãos estão revoltados com o fato. Na foto, soldados americanos momtam guarda na base militar de Panjwai - Foto: REUTERS/Ahmad Nadeem

Insurgentes do Talibã no Afeganistão juraram, nesta segunda-feira, vingança contra os "selvagens americanos com mentalidades doentes", numa resposta ao ataque de um sargento americano - que, no domingo, matou 16 civis (entre eles nove crianças) na cidade de Panjwai, na Província de Kandahar.

O Talibã irá "vingar-se dos invasores e dos assassinos selvagens por cada mártir", disse o grupo radical islâmico em comunicado no seu site. "Entre as vítimas, há um grande número de crianças inocentes, mulheres e idosos, martirizados pelos bárbaros norte-americanos, que impiedosamente roubaram suas vidas preciosas e encharcaram suas mãos com sangue inocente", afirma, ainda o comunicado.

Os EUA ofereceram condolências às famílias dos mortos e prometeram que medidas serão tomadas contra quem for considerado culpado pelo massacre. Kandahar é considerada o berço do Talibã.

Nesse domingo, um soldado americano da força internacional da Otan saiu de sua base na província de Kandahar, fortemente armado, e matou os moradores de duas casas próximas, incluindo nove crianças e três mulheres. Depois ele queimou os corpos

Pesquisa

Nos Estados Unidos, uma pesquisa divulgada no domingo mostra que 60% dos americanos acreditam que a guerra no Afeganistão não valeu a pena e 54% desejam uma retirada imediata.

De acordo com a pesquisa da rede ABC News e do jornal Washington Post, 35% dos entrevistados consideram que o conflito de mais de uma década valeu a pena.