Jornal Estado de Minas

Cigarro matou 50 milhões de pessoas nos últimos dez anos

A Fundação Mundial do Tabaco divulgou, nesta quarta-feira, que o número de mortes ligadas ao consumo de tabaco triplicaram nos últimos dez anos. O dado faz parte de um relatório no qual a organização celebra os 10 anos de lançamento do Atlas Mundial do Tabaco, onde é feito um mapeamentos dos prejuízos causados pelo tabagismo em diversos países. O Atlas foi produzido em conjunto com a Sociedade Americana do Câncer.
De acordo com a fundação, atualmente os fumantes representam 20% da população mundial. O documento também atribui ao fumo a morte de mais de 50 milhões de pessoas na última década.

Além de dados sobre as doenças relacionadas ao tabaco, o Atlas também faz um levantamento detalhado dos custos do tratamento das doenças relacionadas ao tabagismo. Entre 2000 e 2008 a China quadruplicou seus gastos para atender pessoas que tiveram alguma enfermidade relacionada ao cigarro.

O estudo também aponta que os maiores fabricantes de produtos de tabaco tiveram um lucro de mais de 35 bilhões de dólares em 2010. Ainda de acordo com o Atlas, as empresas lucram 6.000 dólares com cada morte provocada pelo cigarro, levando-se em conta a quantidade média de dinheiro gasto por um fumante.