O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, desembarcou no fim da noite de quarta-feira na capital de seu estado natal, Barinas, após completar em Havana a segunda fase da radioterapia para combater um câncer. "Sigo em processo de recuperação (...) hoje terminou o segundo segundo ciclo e até agora não houve reação adversa", anunciou o presidente ao descer do avião presidencial.
A princípio, Chávez era aguardado em Caracas, mas o presidente seguiu para Barinas (sudoeste), onde foi recebido por seus pais, irmãos e familiares mais próximos, além de ministros e autoridades militares. "Chegamos mais rápido do que o previsto", explicou Chávez, que horas antes havia anunciado o retorno ao país em sua conta na rede social Twitter.
O regresso de Chávez também havia sido antecipado pelo vice-presidente Elías Jaua, após o surgimento de boatos sobre o estado de saúde do presidente nas redes sociais.
No aeroporto José Martí de Havana ele se despediu do dirigente cubano Raúl Castro. "Olá meus queridos compatriotas. Estamos abordando o avião no Aeroporto José Martí. Concluímos o segundo ciclo de radioterapia", escreveu Chávez no Twitter. "Vejo o general presidente Raúl Castro! Obrigado, Fidel! Obrigado, Raúl! Obrigado, Cuba! ¡Viveremos e Venceremos!", afirmou Chávez em outro tweet.
Chávez relatou o momento da decolagem do regresso à Venezuela: "rodando sobre a pista, rumo ao sul, sinto tua luz e teu aroma na pele... Viva a Venezuela!"
Mais cedo, o presidente venezuelano disse ao ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva que o tratamento contra o câncer "anda muito bem", e não descartou uma visita ao Brasil em "breve" para ver o amigo, segundo a chancelaria venezuelana. "O presidente Chávez revelou a seu irmão Lula que o tratamento anda muito bem". Os dois líderes conversaram "longamente sobre os progressos em seus respectivos processos de recuperação da saúde".
Lula, que recentemente anunciou sua volta à vida política após "vencer" um câncer de laringe, detectado em outubro passado, telefonou na terça-feira para Chávez, em Havana.
O ex-presidente brasileiro "prometeu que assim que seus médicos permitirem, viajará a Caracas" para se reunir com Chávez, que transmitiu seu "propósito de visitar o Brasil em breve" para encontrar Lula e sua sucessora, Dilma Rousseff.
Chávez viajou a Havana no sábado passado para completar a segunda das cinco etapas de radioterapia que recebe em Cuba para combater um câncer, em local não revelado.