Os iranianos confirmaram hoje que a primeira rodada das negociações ocorrerá no sábado, 14 de abril, em Istambul, na Turquia. Uma segunda rodada está prevista para acontecer em Bagdá, no Iraque, em data ainda a ser divulgada.
Salehi alertou que o P5%2b1 não tente impor condições à Teerã antes que as conversas tenham início no fim de semana. O objetivo do encontro, disse o ministro, é que "o Irã conquiste seus direitos e o P5%2b1 tenha suas preocupações" sobre o programa nuclear iraniano "atenuadas".
Os EUA e seus aliados temem que as atividades nucleares do Irã tenham como meta o desenvolvimento de armas atômicas. Teerã, por sua vez, alega que seu programa tem fins pacíficos.
Uma matéria recente do The New York Times, citando diplomatas dos EUA e União Europeia, afirma que o P5%2b1 pretende exigir nas conversas que o Irã feche um abrigo nuclear subterrâneo em Fordo e pare de enriquecer urânio a 20%. Sobre a reportagem, Salehi disse que estas "exigências" foram levantadas apenas pela mídia e que o Irã não poderia emitir uma opinião apenas com base no que saiu na imprensa.
A última rodada de negociações das potências do P5%2b1 com o Irã, também ocorrida em Istambul, em janeiro de 2011, acabou sem resultado.