Jornal Estado de Minas

Alerta de tsunami na Indonésia leva pânico no litoral

Muitos choram, outro gritam "Deus é grande" enquanto deixavam suas casas

AFP
Alerta de tsunami foi dado em 5 países. Há informações de pessoas feridas durante a fuga. - Foto: REUTERS/TV One via Reuters TV
O alerta de tsunami feito por países ao longo do Oceano Índico após a ocorrência de um terremoto de 8,7 graus de magnitude no mar da Indonésia levou pânico aos moradores do litoral da região. Pessoas fogem para pontos mais altos em carros e motocicletas. Muitos choram, outro gritam "Deus é grande" enquanto deixavam suas casas.

Houve caos nas estradas e agitação. Relatos de moradores são ouvidos nas rádios locais e há informações de pessoas feridas durante a fuga.

O tremor foi sentido em Cingapura, Tailândia, Bangladesh, Malásia e Índia. Prédios de apartamentos e escritórios mais altos na costa oeste da Malásia sofreram abalos por pelo menos um minuto.

O Centro Nacional de Alertas de Desastres da Tailândia ordenou evacuação de moradores de seis províncias ao longo da costa oeste, incluindo os destinos turísticos mais populares do país, Phuket, Krabi e Phang-Nga.

O solo da Indonésia possui várias falhas que a torna propensa a atividades vulcânicas e sísmicas. Em 26 dezembro de 2004, um terremoto de 9,1 graus de magnitude provocou um tsunami no Oceano Índico que deixou 230 mil mortos, quase três quartos deles em Aceh.