O rei da Espanha voltou a ser operado nos quadris na noite desta quinta-feira, em Madri, devido a uma luxação, informou a Casa Real, alguns dias depois de colocar uma prótese devido a uma fratura sofrida em Botsuana, onde realizou uma criticada expedição de caça de elefantes.
Juan Carlos, 74 anos, foi "internado esta noite no Hospital USP San José para reduzir uma luxação de seu quadril direito, sofrida à tarde, como consequência de um movimento mal feito", afirmou a Casa Real.
O soberano "recupera-se satisfatoriamente no hospital, onde passará a noite", informa o comunicado, que completa que "amanhã, sexta-feira, ao meio-dia, será divulgado um relatório médico".
O rei foi operado pela primeira vez do quadril direito em 14 de abril no mesmo hospital, após ser repatriado com urgência de Botsuana, onde sofreu uma fratura ao cair em um acampamento. Nessa ocasião, os médicos colocaram uma prótese.
Esta é a quinta operação à qual o monarca é submetido em dois anos. Em maio de 2010, foi operado de um tumor benigno em um pulmão. Em junho de 2011, implantou um joelho direito artificial e, em setembro, consertou um rompimento no tendão de Aquiles.
Em novembro, o rei usava óculos de sol durante uma cerimônia oficial para ocultar uma contusão no olho, causada, segundo o porta-voz do palácio, ao se chocar com uma porta.
Juan Carlos subiu ao trono em 1975, dois dias depois da morte do general Francisco Franco.
Seu safari para caçar elefantes provocou um escândalo em um país afetado pela crise e levou o rei a apresentar desculp