Os nove corpos foram dependurados em um viaduto na cidade de Nuevo Laredo, perto da fronteira com os EUA - Foto: RAUL LLAMAS / AFP
Os corpos de quatro mulheres e cinco homens foram encontrados nesta sexta-feira enforcados numa ponte da cidade mexicana de Nuevo Laredo, fronteira com a americana Laredo, informou uma fonte do Exército mexicano.
Os corpos foram localizados em uma ponte sobre as principais vias de entroncamento desta cidade fronteiriça e "acreditamos que são membros de um grupo criminoso", disse à imprensa um oficial do Exército mexicano nas proximidades do local onde ocorreu a descoberta.
Os corpos ensanguentados foram pendurados pelo pescoço ao longo da ponte, com as mãos atadas às costas e os olhos vendados, constatou um jornalista da AFP no local.
Ao lado dos corpos foi colocado um cobertor com uma mensagem que fazia alusão às disputas entre grupos do crime organizado, aparentemente entre cartéis rivais.
Pessoas que viram os corpos ficaram chocadas, que, segundo informações da polícia local, foram colocados depois da 01h00 local (03h00 de Brasília) desta sexta-feira.
Nuevo Laredo, a principal passagem fronteiriça de mercadorias do México, por onde passa 40% do comércio com os Estados Unidos, é palco de uma violenta disputa entre Los Zetas e seus ex-aliados do cartel do Golfo, que, acredita-se, atuam agora em conjunto na chamada Federação do Pacífico, encabeçada pelo cartel de Sinaloa do chefe Joaquín "El Chapo" Guzmán.
A violência ligada ao tráfico de drogas no México deixou mais de 50 mil mortos desde dezembro de 2006 em consequência das disputas entre grupos criminosos, de operações militares de combate às drogas e de assassinatos de civis sem ligação com o crime organizado.