Jornal Estado de Minas

Um dos principais traficantes da Colômbia se entrega às autoridades dos EUA

AFP
Um dos principais chefes do narcotráfico na Colômbia, Javier Calle Serna, se entregou na sexta-feira, na ilha de Aruba (Antilhas holandesas,) à agência de combate às drogas americana (DEA) e se encontra neste momento em Nova York, anunciou em Bogotá o chefe da Polícia, José Roberto León. "Na sexta-feira passada, em Aruba, ele se entregou à DEA e foi transferido para Nova York, onde há um requerimento judicial", disse o oficial em coletiva de imprensa nesta segunda-feira.
"Por causa da pressão da Polícia Nacional (...) ele (Calle Serna) conseguiu uma aproximação com as autoridades norte-americanas", disse León, subdiretor da Polícia Nacional.

Javier Calle Serna e seu irmão Luis Enrique formavam um clã conhecido como 'Los Comba' (combatentes) e eram considerados os maiores chefes de 'Los Rastrojos', um dos principais grupos de traficantes de drogas colombianos.

As autoridades acusam Los Rastrojos de ligações com o cartel mexicano de Sinaloa e de protegerem o costarriquenho Alejandro Jiménez (conhecido como Palidejo), que foi detido em março na Colômbia pelo assassinato do poeta argentino Facundo Cabral no ano passado.

Segundo o ministro da Justiça da Colômbia, Juan Carlos Esguerra, o chefe do tráfico "negociou sua entrega" com as autoridades americanas "e provavelmente o que será feito durante a investigação e o julgamento de seus crimes".