O presidente russo, Vladimir Putin, se reunirá na próxima semana com o líder iraniano Mahmoud Ahmadinejad, em meio a um encontro em Pequim, em um momento no qual as tensões sobre o programa nuclear de Teerã continuam presentes, disse neste domingo um representante do Kremlin. "Reunir-se com Ahmadinejad permitirá a Putin sentir pessoalmente a tensão em torno ao problema iraniano e como este é visto por Teerã", disse o conselheiro do Kremlin sobre política estrangeira, Yuri Uchakov, durante um encontro com jornalistas.
Moscou será a sede nos dias 18 e 19 de junho da próxima reunião de negociações entre Irã e o grupo 5%2b1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unidos e Alemanha) sobre o programa nuclear iraniano.
Estas negociações dão sequência a um encontro anterior realizado em maio em Bagdá, quando não foi alcançado nenhum compromisso sobre o enriquecimento de urânio por parte de Teerã.
Os dois presidentes se reunirão em meio à Organização de cooperação de Xangai (OCS: Rússia, China, Uzbequistão, Cazaquistão, Tajiquistão, Quirguistão) nos dias 6 e 7 de junho em Pequim.