Manifestantes que se concentravam em frente ao Congresso entraram em confronto com a polícia paraguaia, após o anúncio do impeachment do presidente do país, Fernando Lugo. Imagens de Tvs locais mostraram muita correria e explosões de bombas de gás lacrimogênio. Informações preliminares davam conta da existência de feridos mas, por enquanto, não há confirmação oficial.
Logo que a informação do impeachment foi divulgada, centenas de pessoas favoráveis e também contrárias à saída do presidente foram às ruas manifestar. De acordo com um representante do governo, ainda nesta sexta-feira acontecerá um pronunciamento oficial sobre o assunto.
Lugo foi destituído pelo Congresso após um julgamento político público realizado no Senado local por "mau desempenho de suas funções". No total, 39 dos 43 senadores presentes entenderam que o mandatário é culpado das acusações e Lugo foi automaticamente destituído, já que foram atingidos os dois terços (30 de 45 sem contar as ausências) que exige a Constituição do país.
O atual vice-presidente Federico Franco deve assumir o cargo em uma cerimônia ainda nesta sexta-feira.
Com informações da Agence France-Presse