- Foto: AFP PHOTO/Miguel ROJO
Os paraguaios protestaram nesta quarta-feira, em diversos pontos do país, contra o novo governo, de Federico Franco, e a favor do presidente deposto, Fernando Lugo, derrubado na sexta-feira passada em um processo sumário de impeachment, constatou a AFP.
Em Assunção, grupos de jovens se concentraram na sede da TV estatal, ocupada desde a queda de Lugo, onde seguem emitindo programas de apoio ao ex-presidente.
Em Ciudad del Este, 325 km da capital, entre 1.500 e 2.000 sem-terra realizaram uma passeata para apoiar Lugo, deposto em um impeachment relâmpago.
A polícia paraguaia impediu que a passeata chegasse à ponte entre Ciudad del Este e a brasileira Foz do Iguaçu, sobre o rio Paraná, revelou a TV local.
Os partidários de Lugo também bloquearam estradas em várias regiões do país, como Caazapá, San Juan Nepomuceno, San Ignacio, Concepción, Horqueta, Santa María e Encarnación, segundo jornalistas consultados pela AFP.
Cidadãos argentinos e paraguaios residentes na fronteira fecharam a ponte internacional Roque González para proclamar seu apoio a Lugo, mas o protesto ocorreu sem incidentes, segundo a polícia.
O ex-presidente Lugo formou a Frente de Defesa da Democracia, com a qual tenta agrupar os movimentos sociais, universitários e camponeses.