Romney lembra independência venezuelana e critica Chávez
O candidato republicano à presidência americana, Mitt Romney, lembrou nesta quinta-feira do Dia da Independência da Venezuela enquanto acusou o presidente Hugo Chávez de promover ideias antidemocráticas. "Mando meus melhores desejos aos venezuelanos, que hoje celebram o 5 de julho", explicou Romney em comunicado.
"Os venezuelanos adotaram imensamente a cultura dos Estados Unidos. Infelizmente, o líder da Venezuela falhou em honrar o espírito da liberdade com o qual a Venezuela foi estabelecida", completou em seu texto.
Romney, ex-governador de Massachusetts e que enfrentará o democrata Barack Obama nas eleições de novembro, assegurou que Chávez está "promovendo ideias na Venezuela e o restante dos países da América Latina que são opostas à liberdade, impedem a prosperidade, e ampliam a tirania".
A Venezuela também vai às urnas em 7 de outubro, para eleições presidenciais altamente polarizadas, nas quais Chávez parte como favorito frente ao ex-governador Henrique Capriles.
Caso vença, Chávez poderá alcançar 20 anos no poder ao finalizar um novo mandato.
"Reafirmamos aos venezuelanos a promessa de defender a democracia e seguir unidos com eles e outros que defendam os direitos de seus compatriotas", concluiu Romney em seu texto.