O presidente Hugo Chávez disse nesta sexta-feira (13) que seu homólogo Barack Obama "é um bom tipo", ao se referir à polêmica surgida nos Estados Unidos depois que o presidente americano afirmou que o venezuelano "não é um perigo" para seu país.
"Eu acredito que Barack Obama, tirando o fato de ser presidente, é um bom tipo, se você o isola de seu contexto, no pessoal", disse Chávez em uma entrevista à televisão local evocando um encontro que ambos tiveram em Trinidad e Tobago na Cúpula das Américas de 2009.
"Ele me disse: 'Teremos diferenças, mas nunca me vou interferir nos assuntos internos da Venezuela'. Eu disse a ele que 'isso basta para mim' e que 'gostaria de retomar as relações com os Estados Unidos, com seu governo, mais ou menos como as levávamos com o ex-presidente Bill Clinton'", disse o presidente, que tentará a reeleição no próximo dia 7 de outubro.
"Na verdade, nós não somos nenhuma ameaça para o governo dos Estados Unidos", acrescentou.
O que Obama disse
Em uma entrevista transmitida pelo canal América TV de Miami (sudeste dos EUA), Obama defendeu sua política em relação a Cuba castrista e ao presidente venezuelano Hugo Chávez.
"Em geral, na minha opinião, o que o senhor Chávez fez nos últimos anos não representa um perigo para nossa segurança nacional", disse Obama.
Os comentários foram alvo de críticas do candidato republicano à Casa Branca nas eleições de novembro, Mitt Romney, que acusou o presidente democrata de "diminuir a importância das ameaças de um regime que abertamente quer nos prejudicar".